Pilotando em diferentes pisos

postado em 2 de mar de 2011 04:05 por José Souza
CONDIÇÕES DE PISO
Há uma série de fatores que fazem com que as vias por onde passa ofereça desafios maiores. Na realidade, a superfície da rua pode ser um problema por si só. Eis aqui a relação de algumas irregularidades que você pode encontrar:

Estradas e ruas de cascalho
Reduzirão a tração e lhe darão a sensação da moto estar solta. Reduza a sua velocidade e não mude a direção ou a velocidade de maneira brusca. Continue acelerando moderadamente.

Restos
De areia, cascalho, óleo ou combustível sobre o pavimento formarão pontos escorregadios que poderão surpreendê-lo. Use o PIPDE para evitá-los. Se não conseguir, passe sobre eles a uma velocidade constante. Faça quaisquer alterações de velocidade e direção antes de entrar no trecho escorregadio.

Estrias formadas pela chuva 
Aumentarão a sensação de que sua moto está solta, apesar de não reduzirem a tração. Diminua a sua velocidade até que você se sinta confortável.

Grades metálicas 
Combinam aquela sensação de moto solta, causada por estrias de chuva, com tração reduzida. Especialmente quando a grade está molhada. Diminua a marcha antes de alcançá-la e evite mudanças bruscas de velocidade e direção, uma vez que você esteja sobre ela.

Solavancos, erosões e rachaduras  
São obstáculos que você deve passar por cima. Se for grande o suficiente, podem deslocar a moto. Passe por eles chegando perto de um ângulo de noventa graus (quando possível) e mantenha uma velocidade constante. Se for necessário, levante-se do assento quando passar sobre eles.

Sob certas condições, mesmo as melhores superfícies podem criar problemas. Lama, neve, gelo, combustível e óleo derramados podem reduzir a tração da sua moto. 

E, é claro, se estiver chovendo, as poças de água são maiores. Quando a tração diminuir reduza a velocidade e evite movimentos bruscos.

Lombadas
Para transitar em locais que possuem lombadas, a melhor técnica é sempre ficar em pé sobre as pedaleiras da motocicleta. Dessa forma você evita o solavanco do assento em seu corpo.

Canaletas
Assim como as lombadas, as canaletas também pode ocasionar um pequeno solavanco do assento em seu corpo. Para isso a melhor técnica continua sendo ficar em pé sobre as pedaleiras da motocicleta. Assim sua pilotagem continuará confortável e tranqüila.


Comments